domingo, 10 de abril de 2016

Isso é cultura meu amor!

ALERTA DE TEXTÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOO!


Sentem-se e se preparem para o desabafo!
O fato aconteceu semana passada, e eu não ia falar nada, mas me incomodou tanto que resolvi desabafar com vocês!
Segunda-feira, estava eu e meu irmão voltando da casa de um amigo, e como moro em Nárnia, peguei 4 onibus pra voltar pra casa! Usuária do BRT MOVE Belo Horizonte, peguei a linha 51 (estação pampulha) e iria descer na estação Santa Rosa pra pegar o 3ª onibus do dia. Até ai tudo bem, ônibus cheio, como de costume, eram +/- 11:30 da manhã, eu em pé, cansada, sem meu lindo fone de ouvido pra me dar um help, e um casal de músicos entra no MOVE.
POR DENTRO EU TO SOLTANDO FOGOS DE ALEGRIA, porque sempre vi este tipo de artistas se apresentando nos onibus da capital, mas nunca tive a sorte de estar dentro do ônibus no momento em que eles se apresentam. E neste dia, a sorte bateu em minha porta, um casal muito simpático, alegre, com um sorriso gratuito no rosto, muito educados, pediram licença aos passageiros e com sua flauta e pandeiro começaram a linda canção . Me virei de frente aos artistas para apreciar sua arte, tocaram 2 musicas, muito suaves e alegres, e ao final da apresentação eles gentilmente agradeceram a todos, e disseram que quem QUISESSE colaborar com alguma quantia , seria muito bem vinda. O BEM ESTAR  QUE FOI PROPORCIONADO POR ELES NÃO TEM PREÇO! Maaaaaaas, durante a apresentação, eu vi a MAIORIA dos passageiros de cara fechada, um cara, muito sem educação tampou os ouvidos e começou a cantarolar qualquer outra coisa, só pra não ter que ouvir a musica dos artistas, e ao final da canção ainda xingou 'indiretamente' o casal, dizendo que ninguém queria a presença deles ali e que eles deveriam procurar um emprego. JURO QUE MEU CORAÇÃO DOEU!


SEI QUE NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR, E SEI TAMBÉM QUE A MAIORIA DOS PASSAGEIROS ESTAVA CANSADO, OU ESTRESSADO, OU COM ALGUM PROBLEMA, DE MAU HUMOR.
MAS SEI TAMBÉM QUE O RESPEITO DEVERIA SER O PRIMEIRO Princípio DO SER HUMANO!

Gente do céu, ainda não acabou, ao terminar de receber algumas contribuições dos passageiros, o casal perguntou se teriam gostado da apresentação, e ouviram um potente e sonoro NÃO! Me assustei com aquele povo, e senti medo da humanidade, eu com meus milhões de problemas, com minhas preocupações e dificuldades diárias, consegui dedicar 5 minutos do meu dia, pra apreciar algo tão belo e consegui retirar o melhor que aquela arte tinha pra me oferecer, porque outras pessoas não conseguem simplesmente dar um 'pause' em seus turbilhões de pensamentos e retribuir um sorriso! AFF
ANAH, NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR!
BELEZA, EU SEI, MAS DEVERIAM AO MENOS RESPEITAR!


Aquele casal não tá ali de bobeira não, eles sobrevivem daquela belíssima arte, e é dali que o sorriso de varias pessoas surgem em um momento difícil. 
Me senti tão bem com aquela musica, pena que acabou, e pena que alguns não sabem apreciar.

 É ARTE, É CULTURA, É AMOR <3 , E O MELHOR , É GRÁTIS!






pronto Anah, desabafou? 
- NÃAAAAAAAAAAAAAO, ainda não acabou!

Desci na minha estação, e infelizmente não continuei no mesmo coletivo, eu queria muuuuuuuuito ter parabenizado o Casal pelo show, e queria algum modo de vê-los pelo caminho novamente.
Dai... meu 3º onibus chegou!
NOSSA ANAH, ONDE CÊ TAVA? EM TÃO TÃO DISTANTE?
Entro no Ônibus, OBA! ESSE TÁ VAZIO! Me sento e quando chegamos na estação "Montese" (acho que é essa mesmo) , E mais uma vez fiquei de cara com o projeto "Telas Urbanas" (link tá ai em baixo) , uma coisa linda, maravilhosa, onde 83 ARTISTAS pré selecionados, espalham arte pelas ruas da cidade, muros, viadutos e fundos de galpões são revitalizados e ganham vida! Nossa, coisa linda demaaais! Sempre achei lindo em outras capitais, onde a arte é exposta em vários lugares da cidade, e sempre admirei algumas manifestações daqueles caras locais sabe, artistas de rua mesmo, que grafitam o próprio muro (as vezes o muro dos outros, sem autorização, mas ainda sim é lindo) . E ver um trabalho desse sendo apoiado pela , Prefeitura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura  e Associação dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha, é ainda mais maravilhoso. QUE SE ESPALHE MAIS ARTE PELA CIDADE!

 Continuando com o desabafo ... Estava eu admirando aquela explosão de criatividade, quando duas pessoas sentadas um pouco mais à frente disseram que 'aquilo era ridículo, que a prefeitura deveria tomar providências sobre aquele vandalismo, e que esses pichadores não deveriam sujar a cidade!'

SENHOR ME SOCORRE, EU SOU A ERRADA NA VIDA!!!!!

GENTE DO CÉU, SE INFORMA! A PREFEITURA (GRAÇAS A DEUS) APROVA ESSA DELICIA DE PROJETO! ISSO NÃO É PICHAÇÃO , É GRAFITE, É ARTE!!
A-R-T-E

De uns tempos pra cá, prefeitura tem feito cada vez mais parte dos movimentos culturais, incentivando, promovendo, exalando cultura! Que continue assim PBH!

Ai gente, dois tiros em um só dia é coisa demais pro meu coração. Meus amores, mais uma vez eu digo: NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR, MAS A RESPEITAR SIM!
Eu entendo que essa é uma forma de trazer cor, alegria e um novo olhar para o mundo, que já está com problemas demais!
Nossa vida é muito curta pra ficar olhando pro próprio umbigo!!!
Vamos apreciar a cultura, vamos sorrir mais.... Aqui, e aos artistas que estão colorindo minha belíssima Belo Horizonte: A PAREDE DO MEU QUARTO TÁ DISPONÍVEL VIU!!!

AI QUE DELICIA DE LUGAR! <3 <3 <3 




ESPALHE AMOR, O MUNDO JÁ TEM PROBLEMAS DEMAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade! ;)